CRÔNICA: “Obrigado”, um ato que significa união

Por Miguel Guerra

Agradecer é o ato que uma pessoa faz motivado pelo recebimento de um favor. Pode-se dizer que é um ato de cortesia que uma pessoa merece receber por fazer um favor ou prestar um serviço, por menor que seja. Embora no mundo existam línguas muito diferentes, cada uma tem sua expressão de agradecimento: ¡gracias!, thank you!, merci!, danke!, grazie! e tantas outras as quais possuem o mesmo sentido.

Porém, na língua portuguesa, o agradecimento, feito através da palavra obrigado, tem duas curiosidades: a primeira é que sua utilização depende do gênero de quem está agradecendo, já que, originalmente, obrigado vem da expressão: “Sinto-me obrigado (a) com você pelo favor que me fizeste”; a segunda é uma característica que envolve um sentido maior, implícito dentro de sua expressão, que muitos falantes de português não conhecem. Por isso, no discurso de posse da Academia de Letras da Bahia, em setembro deste ano, Mãe Stella de Oxóssi, a primeira sacerdotisa do culto afro no Brasil a ocupar essa cadeira, explicou o seguinte:

– O verbo obrigar, que tem origem no latim obligare, significa unir. Portanto, quando dizemos um “muito obrigado”, estamos sugerindo a alguém que nos fez um favor que a ele estaremos ligados, em virtude do favor que nos foi prestado.

Curiosamente, não se encontra, em nenhuma outra língua, uma expressão cotidiana que supere a ação de união que alguém pode escutar. Dizer “estou obrigado (a)” supõe um ato através do qual liga-se uma vida a outra.

Então, quando agradecemos, reafirmamos que a palavra obrigado não é só mais que uma simples expressão de cortesia, mas um ato de união capaz de criar fraternidade.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: