OPINIÃO: Impunidade, um tumor na democracia brasileira

Por Daniela Li

Segundo uma pesquisa divulgada no mês passado pela Economist Intelligence Unit (EIU), o Brasil foi colocado no 44º lugar em um ranking de democracias, na categoria dos regimes “com falhas”, por causa da baixa cultura política e da falta de participação efetiva dos cidadãos nas decisões nacionais.

Além disso, num documentário chamado Boca da Urna, respondendo a respeito da política brasileira, muitos entrevistados alegaram que ela está corroída devido à corrupção, que políticos são ladrões e que não se tem mais confiança neles.

Então, por que essa falta de cultura política dos cidadãos? Em uma entrevista com uma professora de Letras da UFRGS, ela respondeu: por causa da impunidade, mãe da corrupção, esse tumor na democracia brasileira. Quando as pessoas acreditam que ficarão impunes, optam pela corrupção. Os políticos corruptos escapam das punições devidas, continuando a roubar a riqueza do povo. Portanto, existem cada vez mais políticos corruptos, e os cidadãos não têm mais confiança na democracia brasileira, nem interesse e vontade de participar da política.

Como uma estrangeira, fiquei muito surpresa ao descobrir a impunidade e a corrupção no Brasil. No meu país de origem, a China, mesmo que seja considerado um país de totalitarismo, existe punição muito rigorosa para os corrutos, até pena de morte. No entanto, o Brasil, como disse ironicamente Luis Fernando Verissimo, “um país mágico onde os corruptos são impunes”.

As causas da impunidade são muitas e complexas; por exemplo, a morosidade da Justiça e a legislação inadequada para o crime de corrupção. Sem falar na própria corrupção dentro do sistema judicial, pois não são raros os casos em que um réu consegue comprar uma sentença que o beneficia e o transforma em inocente.

Além disso, não se pode esquecer do corporativismo e do fato de uma categoria profissional proteger seus membros caso eles sejam flagrados na prática de um crime.

No fundo do coração de cada um, há ganância e desejo. Se não existisse vigilância eficaz e punição, as pessoas seriam muito passíveis de sucumbir à sedução da corrupção. A impunidade é como um tumor no coração da democracia brasileira. Se não for tirada imediatamente, causará muitas consequências graves um dia, até o infarto fatal.

Deixe um comentário