POESIA: Porto Alegre

Por Chiung Wen Chang

Porto Alegre

Porto Alegre é fria, mas bem quentinha
Porto Alegre é populosa, mas também sozinha
No Gasômetro, Marinha ou Rua da Praia
Na Redenção ou no Parcão, a caminhada que acalma
Nas festas na Cidade Baixa, nas reuniões com a família
Churrasco com a gurizada, chimarrão que esquenta a alma
E Polar que a esfria
Pois é, Porto Alegre é fria, mas ela também é quente
Me lembro do cobrador mal humorado, mas do motorista contente
Sei lá, é tanta gente, e eu mais uma porto-alegrense
Que adora a sua terra, porque sim, Porto Alegre é bela
No nascer do sol pela manhã, minha alma é dela
Mas não totalmente dela porque também sou de Taiwan

Foto: Embratur, divulgação

Foto: Embratur, divulgação

3 Comentários

  1. Eu gostei do seu poema. Eu gostei como voce descreve Porto Alegre. Voce diz que Porto Alegre é fria mas também é quente porque ninguem lugar tem um clima perfeito. Agora eu quero viajar para Porto Alegre pelo seu poema. Obrigada.

  2. Sua poema é muito bela. Eu gosto seu descrição do Porto Alegre e acho que é algo muito pessoal para você. Sua metáfora do Porto Alegre como quente e também fria eu gostei muito porque eu sinto que minha terra tem as mesmas qualidades.

  3. é interessante este poema porque a pessoa é de Taiwan. Quando eu penso em Brasil, nunca me imaginou que existe uma grande variedade de pessoas. Eu gostei muito, mas a ultima oração eu acho que podia ser um pouco mais suave.

Deixe um comentário